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Entenda Como O Uso De Data Analytics Otimiza Operações E A Experiência Do Cliente

Segundo estudo da MicroStrategy divulgado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), cerca de 60% das empresas no Brasil usam Data Analytics para orientar suas estratégias e mudanças relacionadas à empresa.

Esses dados explicitam a importância do processo, considerado essencial por muitos especialistas. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira:

  • o que é Data Analytics e como ele otimiza operações no varejo;
  • como o Data Analytics pode melhorar a experiência do cliente;
  • quais métricas de Data Analytics são essenciais para otimizar as operações e a experiência do cliente.

O que é Data Analytics e como ele otimiza operações no varejo?

Data Analytics é o processo de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados para ajudar as empresas a tomarem decisões mais inteligentes. No varejo, ele se tornou uma ferramenta importante para otimizar as operações e se destacar no mercado.

Você já parou para pensar em quantas informações uma loja acumula diariamente? Número de vendas, comportamento de clientes, tendências de compra, estoque… Utilizando Data Analytics, esse volume de dados é organizado e transformado em informações que auxiliam na tomada de decisão.

Na área de gestão de estoque, por exemplo, o Data Analytics ajuda a evitar o excesso ou a falta de produtos nas prateleiras, pois permite prever a demanda com base no histórico e em padrões de consumo, permitindo que a empresa tenha a quantidade certa de mercadorias no momento certo.

Já no setor de logística, essa tecnologia otimiza rotas de entrega, que economiza tempo e dinheiro da empresa, bem como garante que o produto chegue ao cliente de maneira mais rápida e eficiente.

Também é possível utilizar o Data Analytics na previsão de demanda, sendo útil para identificar picos de vendas em datas específicas e antecipar tendências de consumo. Dessa forma, o varejista consegue se preparar para oferecer exatamente o que o cliente quer e quando ele quer.

Como o Data Analytics pode melhorar a experiência do cliente?

O Data Analytics é uma ferramenta útil para empresas internamente, como também melhora consideravelmente a experiência do cliente. Por meio dele, é possível coletar e analisar grandes quantidades de informações sobre o comportamento e preferências dos consumidores a fim de criar interações muito mais personalizadas e eficientes.

É possível desenvolver ofertas feitas “sob medida” para os clientes, tudo graças à análise dos hábitos de compra e, com base nessas informações, criar promoções e recomendações que fazem sentido para cada usuário.

Além disso, o Data Analytics consegue prever o comportamento de compra com base em padrões de consumo e histórico, permitindo que as empresas antecipem as necessidades dos clientes e mostrem exatamente o que eles precisam no momento certo.

E tem mais: no atendimento omnichannel ao cliente, a análise de dados permite identificar pontos fracos e gargalos, o que ajuda a resolver problemas mais rapidamente e melhorar o serviço de suporte.

Como consequência, as empresas conseguem reduzir o tempo de resposta, entregar soluções mais eficientes e garantir que o cliente saia satisfeito.

Quais métricas de Data Analytics são essenciais para otimizar as operações e a experiência do cliente?

É importante ressaltar que é preciso utilizar o Data Analytics do jeito certo, ou seja, se atentar a algumas métricas importantes que ajudam as empresas a melhorar suas operações e a experiência dos clientes. As principais são:

Taxa de conversão

Essa métrica mostra quantos visitantes do seu site ou loja realmente se tornam compradores. Acompanhando essa taxa, você conseguirá ajustar suas estratégias de Marketing e vendas para aumentar esse número, tomando suas ações publicitárias mais eficientes.

Tempo de resposta no atendimento

Você sabe quanto tempo os seus potenciais clientes ficam esperando por uma resposta no chat ou no telefone? Tornar esse período o mais curto possível manterá o cliente satisfeito e ajudará na sua conversão.

Taxa de satisfação do cliente (CSAT)

Essa é uma das métricas mais importantes, pois é por meio dela que você entenderá como os clientes se sentem em relação a investimento, produtos e serviços, além de dar uma visão nítida do que precisa ser melhorado para garantir que eles voltem a fechar negócio.

E para otimizar ainda mais essa análise de métricas, você pode contar com ferramentas como o Clusterfy, que permite agrupar seus clientes em diferentes segmentos (clusters) com base em comportamento, preferências e histórico de compras.

Leia também: Como a IA Está Revolucionando o Customer Success: O Poder de Ferramentas Integradas

Assim, entendendo o que é Data Analytics, como ele pode melhorar a experiência do cliente e quais métricas analisar para otimizar as suas operações, você conseguirá tomar decisões mais eficientes baseadas em dados, aumentando a satisfação e conversão dos seus clientes.

O Clusterfy pode te auxiliar na análise e gerar alinhamento de métricas de Data Analytics, automatizando esse processo com Inteligência Artificial. Aproveite para acessar nossa página e saiba mais sobre a nossa solução!

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