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Chatbot Com Inteligência Artificial — Como Ele Otimiza O Atendimento Ao Cliente E Os Resultados Da Empresa

As inovações da tecnologia digital influenciam a forma como o público se relaciona com as empresas, e um dos melhores exemplos disso é o atendimento ao cliente. Ele já está se transformando novamente graças à integração do chatbot com inteligência artificial, e empresas que desejam otimizar a comunicação com o público já notaram que este é um ótimo investimento.

Afinal, a inteligência artificial, ou IA, permite que um sistema colete dados para aprender e desenvolver novos comportamentos. Dentro da comunicação, ela pode ser usada para analisar o comportamento do público, identificar suas demandas e automatizar seu atendimento.

Acompanhe a leitura e veja mais sobre:

  • o que é um chatbot com inteligência artificial;
  • quais são os benefícios do chatbot com inteligência artificial para o atendimento ao cliente;
  • como um chatbot com inteligência artificial melhora os resultados da empresa.

O que é um chatbot com inteligência artificial?

O chatbot é uma tecnologia já utilizada no atendimento ao cliente em várias empresas. Trata-se de uma ferramenta que simula uma conversa com um atendente humano, respondendo de forma orgânica às questões do cliente, contribuindo para estratégias de customer success.

A inteligência artificial, junto com recursos de data analytics e algoritmos, consegue superar a maior parte desses problemas. Assim, a máquina é capaz de interpretar mais a fundo a fala do público, melhorando a qualidade das respostas oferecidas para cada questão.

A principal diferença entre os chatbots com inteligência artificial e os tradicionais é sua capacidade de aprendizado. O primeiro analisa diversas conversas em larga escala, o que permite desenvolver respostas mais elaboradas, enquanto o segundo é limitado por termos e caminhos lógicos pré-definidos, com menor capacidade de aprimoramento.

Por exemplo, um chatbot tradicional pode oferecer uma lista de opções para dar continuidade ao atendimento, criando uma árvore de diálogo. Já um com IA pode identificar termos específicos na pergunta do cliente, entender sua dúvida e oferecer uma resposta mais completa.

Quais são os benefícios do chatbot com inteligência artificial para o atendimento ao cliente?

Se você tiver o direcionamento certo, investir em um chatbot com inteligência artificial pode melhorar bastante o desempenho do seu negócio, especialmente caso ele lide com um grande volume de atendimentos simultâneos.

Veja aqui algumas das principais vantagens que a estratégia tem a oferecer:

Atendimento 24/7 e redução de custos

Dependendo do tipo de produto oferecido, alguns clientes podem ter dúvidas ou precisar de assistência a qualquer momento do dia ou da noite. Ao mesmo tempo, o chatbot com inteligência artificial é mais prático do que incluir uma equipe de atendimento ativa 24 horas por dia em seu orçamento.

A estratégia, então, permite ter uma central de atendimento ativa 24 horas por dia, sete dias por semana, por um custo bem menor, sem comprometer a qualidade do atendimento. Uma opção mais eficiente e rentável para seu negócio a longo prazo.

Respostas rápidas e personalizadas

Como mencionamos, uma das limitações dos chatbots tradicionais está no tipo de resposta que eles podem oferecer. Nem todos os clientes sabem navegar nesse sistema de atendimento e, mesmo quando sabem, as respostas podem não ser satisfatórias.

Com a ajuda da inteligência artificial, a comunicação pode ser refinada ao ponto de gerar respostas personalizadas em poucos segundos. Isso auxilia também em outras estratégias, como a segmentação de clientes, com base no conteúdo de cada dúvida e em como ela foi respondida.

Escalabilidade no atendimento

Com um serviço de boa qualidade, a expectativa é que cada vez mais clientes entrem em contato para fechar negócio, tirar dúvidas ou oferecer feedback. E quanto mais retornos uma empresa recebe, maior precisa ser a capacidade da equipe de atendimento.

Se o número de canais abertos for inferior ao volume de contatos, a experiência do consumidor é prejudicada, e ferramentas de chatbot já são utilizadas para aliviar esse problema.

Como um chatbot com inteligência artificial melhora os resultados da empresa?

Assim como muitas soluções de digitais ao longo dos anos, o chatbot com inteligência artificial deve revolucionar o atendimento ao cliente.

Com um aumento de qualidade e disponibilidade, você verá também uma melhor taxa de conversão e maior satisfação do cliente, isso sem mencionar que ele também se integra bem a outras estratégias, como a experiência omnichannel.

Leia também: Estratégias para Aumentar a Eficiência Operacional com Clusterfy

Agora que você sabe mais sobre o chatbot com inteligência artificial, é hora de considerar essa tecnologia como parte da sua estratégia de atendimento. À medida que seu negócio se desenvolve, você verá como esses recursos contribuem com o sucesso das suas vendas e da reputação da sua marca.

Quer adotar a inteligência artificial no seu atendimento ao cliente? Então saiba como o Chat2Flow pode ajudar você a converter ainda mais!

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